Toda empresa de tecnologia quer que você pense que o que está fazendo mudará a maneira como você trabalha ou vive – ou apenas mudará sua vida em geral. No entanto, existem poucos exemplos que realmente cumprem essa promessa. O computador pessoal sim, embora já faça parte de nossas vidas há tanto tempo que a maioria das pessoas não pensa em quanta mudança ele realmente representou.

Mais recentemente, o iPhone mudou a forma como as pessoas se comunicam e, em quase todos os sentidos, tornou-se o computador pessoal para a maioria das pessoas. Normalmente, no entanto, a ideia de que um produto ou recurso fará uma mudança duradoura é apenas exagero. Isso não significa que as empresas não continuem tentando.

Continua após a publicidade..

Na verdade, é uma lição importante porque o hype cria expectativas. Isso é útil se você está tentando vender algo – se você deixar as pessoas empolgadas, elas podem comprar o que você está fazendo. O problema é quando você faz promessas que não pode cumprir. As expectativas, ao que parece, são tudo.

Isso nos leva ao anúncio da Microsoft na semana passada. Em um evento transmitido no LinkedIn, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, anunciou um novo assistente com inteligência artificial para seu software de produtividade do Office, chamado Copilot. A demonstração inteira é impressionante e, em apenas meia hora, vale a pena. Felizmente, você pode simplesmente assista a reprise no YouTube.

Durante a demonstração, a Microsoft mostrou como o Copilot poderá fazer coisas como enviar um e-mail resumindo uma reunião com base nas anotações da reunião ou criar uma apresentação em PowerPoint com base em uma proposta de vendas em um documento do Word. Isso não parece muito, mas quando você considera a quantidade de tempo que as pessoas em seu escritório gastam fazendo exatamente isso, é realmente muito útil.

Continua após a publicidade..

Na verdade, acho que Nadella está certo ao dizer que o Microsoft Copilot vai mudar quase tudo na maneira como milhões de pessoas abordam as tarefas diárias. Basicamente, o Copilot é a realização do sonho de longa data que a Microsoft introduziu pela primeira vez como Clippy. Ao contrário do Clippy, no entanto, o Copilot é realmente útil. Também é muito mais inteligente porque pode acessar seus documentos e dados existentes.

A Microsoft foi ainda cuidadosa durante a apresentação para destacar os elementos da experiência do usuário que lembram que você está no controle e que deve tomar a decisão sobre como usar o que o Copilot cria para você. Se você estiver escrevendo um e-mail, o Copilot irá incentivá-lo a revisar o que escreveu antes de clicar em enviar. Vai até te dizer que às vezes está errado. Não substitui o seu trabalho, apenas o torna mais fácil. É, bem, um co-piloto.

Por que isso importa? Bem, porque um co-piloto não deve pilotar o avião para você; destina-se a ajudá-lo a chegar a qualquer destino que você definir. Claro, pode assumir, mas você é o piloto. Você está no comando.

Continua após a publicidade..

Nesse caso, você decide o que manter ou enviar. Você decide quais informações usar ou como compartilhá-las com outras pessoas.

Isso pode não parecer grande coisa, mas é. Expectativas realmente são tudo. Ao definir a expectativa de que o Copilot se destina a você começar ou a ajudá-lo com tipos específicos de tarefas, a Microsoft está deixando claro que não se destina a substituir o trabalho humano. Destina-se a ajudá-lo a ser mais produtivo, tornando mais fácil fazer as coisas que você faz o tempo todo. Isso realmente muda o jogo.

As opiniões expressas aqui pelos colunistas da Inc.com são próprias, não da Inc.com.