Novas tecnologias sempre produzem angústia e disrupção. Essa verdade remonta a Sócrates, preocupado com o fato de que a inovação da moda de escrever fará com que as crianças fiquem esquecidas e preguiçosas. E continua hoje com a recente introdução de ferramentas de IA generativas como ChatGPT que pode passar nos exames de MBA e ser convincente, se às vezes profundamente assustadorconversas com humanos.

Essas ferramentas de IA apresentam oportunidades óbvias para os proprietários de empresas – elas podem em breve ajudá-lo a preencher seus feeds de mídia social e escrever seus e-mails de rotina. Mas especialistas em tecnologia e economia também se preocupam com a perturbação que essas ferramentas podem causar tanto para a sociedade em geral quanto para o ecossistema de conteúdo online.

Continua após a publicidade..

Os chatbots acabarão com os empregos ou apenas trabalharão como burros?

Uma explosão de artigos de reflexão mastigou essas questões nas últimas semanas, incluindo muitas, considerando a preocupação compreensível de que as ferramentas de IA possam em breve substituir muitos trabalhadores de escritório humanos.

“O ChatGPT pode escanear o Google muito melhor do que eu e pode escrever um artigo genérico sobre ursos pardos em alguns segundos, o que eu poderia levar algumas horas. E, sinceramente, meu artigo não seria melhor do que o do ChatGPT.” confessa o escritor Dan Kay no Medium. Sua previsão? “O conteúdo está prestes a ser arruinado pela revolução. Vamos nos afogar em uma onda de ‘conteúdo’ escrito por robôs… Um humano gerando conteúdo não será mais um uso econômico do tempo de alguém.” E não são apenas os escritores que estão preocupados com um tsunami de BS gerado por robôspor falar nisso.

Mas pelo todo escritor preocupado com o conteúdo gerado por IA, há alguém sugerindo que essas ferramentas eliminarão o trabalho enfadonho e aumentarão a eficiência. Isso pode ser uma ótima notícia para os empresários.

Continua após a publicidade..

aqui está um artigo de Com fio apresentando uma pesquisa preliminar do MIT mostrando que quando os funcionários de escritório tiveram acesso ao ChatGPT para ajudá-los nas tarefas diárias, “eles foram capazes de concluir as tarefas atribuídas em 17 minutos, em comparação com uma média de 27 minutos para aqueles sem o bot, e que a qualidade de seu trabalho melhorou significativamente.” Os trabalhadores também estavam mais satisfeitos com seu trabalho.

Como você pode experimentar o ChatGPT?

Exatamente quantos empregos o ChatGPT pode substituir – ou criar – provavelmente continuará sendo objeto de debate acirrado por anos, senão décadas. Mas, enquanto isso, se você gerar conteúdo para comercializar seus negócios, poderá começar a explorar os usos potenciais dessas ferramentas para eliminar parte do seu próprio trabalho burro ou de sua equipe.

Como? O empresário Maximilian Vogel tem sugestões – bem mais de 500 delas, na verdade. No Medium recentementeo entusiasta da IA ​​reuniu milhares de links para recursos generativos relacionados à IA, incluindo mais de 500 prompts incríveis para profissionais de marketing e criadores de conteúdo brincarem e explorarem a utilidade potencial dessas ferramentas, incluindo:

Continua após a publicidade..

Experimentar esses prompts estimulará sua criatividade? Perder seu tempo? Fazer maravilhas para o seu negócio? Produzir cópias encantadoras cheias de imprecisões? Eu não faço ideia.

Com ferramentas tão novas e em rápida mudança, nem eu nem ninguém pode oferecer respostas definitivas a essas perguntas. O que todos os especialistas concordam é que a disrupção está chegando. Se você quer se antecipar, a hora de começar a explorar as possibilidades é agora.

As opiniões expressas aqui pelos colunistas da Inc.com são próprias, não da Inc.com.